Município de Dois Irmãos recebe trator destinado à agricultura familiar
A Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins recebeu nesta segunda-feira (16) um trator para fomentar a agricultura familiar do município.

A Prefeitura de Dois Irmãos do Tocantins recebeu nesta segunda-feira (16) um trator para fomentar a agricultura familiar do município. O veículo foi entregue pelo Governo do Estado, por meio do programa Terra Forte. A cerimônia aconteceu no auditório do Palácio Araguaia. No mesmo evento também foi lançada a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018).
O trator foi destinado para o município através de emenda parlamentar da Deputada Federal Josi Nunes, atendendo a um pedido do Prefeito Municipal Wanilson Valadares.
Ao todo, foram entregues 97 tratores. O investimento demandou mais de R$ 15 milhões, recursos oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com contrapartida do Governo do Tocantins. Trata-se de recursos de emenda de bancada, aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 e empenhados em dezembro do mesmo ano.
Para o Prefeito de Dois Irmãos, Wanilson Valadares, a máquina agrícola é uma ferramenta fundamental para o pequeno produtor, pois a mecanização reduz custos e amplia a competitividade no mercado. “Dezenas de famílias serão beneficiadas com essa aquisição. Esses produtores representam uma parcela importante na economia local e regional”, disse o prefeito.
O Programa
O Programa Terra Forte é coordenado pela Seagro e objetiva a modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária -Superintendência Regional de Tocantins (Incra), em todo o território nacional. No Tocantins, o programa atende 14.400 famílias de agricultores familiares. Já existem 240 tratores e máquinas trabalhando em todos os 139 municípios, e cada conjunto de equipamentos atende, em média, 60 propriedades.
Redes Sociais