Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Uso consciente e reuso da água: água para todos!
Início do conteúdo da página
Meio ambiente e saúde

Uso consciente e reuso da água: água para todos!

  • Publicado: Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 17h33
  • Última atualização em Sexta, 02 de Dezembro de 2022, 17h33
imagem sem descrição.

Água é recurso natural essencial, fonte de vida dos seres vivos, é o mais importante elemento essencial para a vida humana, compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e entre outras ações.

O Brasil é um país abundante em água, porém, grande parte da população não se encontra instalada em regiões de disponibilidades hídricas. Sabemos que 70% do nosso planeta é coberto de água, porém a maior parte da água é salgada e apenas 2,7% de água é doce e desse percentual apenas 0,1% correspondem à água disponível para utilização. 

Devido a pouca disponibilidade de água doce, ações e hábitos sustentável devem ser inseridos no dia a dia da comunidade como forma de preservar e evitar o desperdício.

Para a conscientização da comunidade sobre o uso consciente da água, a realização de ações educativas dentro das escolas e comunidade são importantes, buscando incentivar que pequenas atitudes passem a fazer parte do cotidiano das pessoas, conseguindo assim, diminuir o desperdício desse bem tão precioso.

O uso e reuso de água é considerado como uma atividade muito ampla para o uso consciente e eficiente da água, o qual compreende também a controlar as perdas e desperdícios, e na diminuição da produção de efluentes e do consumo de água.

As principais ações para preservar e evitar que haja desperdício dos recursos hídricos são:

  • Proteger os mananciais;
  • Reflorestar as margens dos rios;
  • Evitar desperdício;
  • Realizar o reuso de água para limpezas domésticas;
  • Tratar os esgotos.

É necessário preservar hoje para que não falte amanhã, use com consciência.

registrado em:
Fim do conteúdo da página