Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Horta Produtiva começa a ser desenvolvido em Dois Irmãos do Tocantins
Agricultura Familiar

Projeto Horta Produtiva começa a ser desenvolvido em Dois Irmãos do Tocantins

• Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 17h11
  • Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2022, 17h13

8

A Prefeitura Municipal de Dois Irmãos do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, deu início a fase de implantação do Projeto Horta Produtiva, o qual está sendo desenvolvido juntamente com os membros da Agricultura Familiar cadastrados nesse ano de 2022.

O Projeto Horta Produtiva, tem como principal objetivo proporcionar aos usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade social a complementação nas condições de alimentação e fonte de renda, buscando também incentivar os Pequenos Agricultores familiares a exercitar o trabalho com as hortaliças e produtos afins.

Inicialmente o Projeto Horta Produtiva prevê beneficiar a média de vinte famílias, quantidade julgada suficiente pela equipe, e ainda conta com uma lista de espera de pessoas interessadas a participar.

6

Ao longo do desenvolvimento do Projeto serão plantadas beterrabas, cenouras, alfaces, rúculas, abobrinhas, couves, cebolinhas, coentros, pepinos, pimentões, jilós, quiabos, melancias, pimentas de cheiro, tomates e aboboras cabotiá, vegetais que foram escolhidos de acordo com o interesse das participantes. O Projeto Horta Produtiva será realizado nas propriedades dos contemplados pelo programa. A manutenção das plantações após o plantio serão realizadas pelos participantes que vão manter conservada a horta. Quando o plantio estiver pronto para colher irá ser marcado uma data, na qual todos os beneficiados receberão da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, apoio para a venda das hortaliças na feira municipal para fortalecer a motivação dos participantes.

MONITORAMENTO DOS RESULTADOS

Em todos os encontros marcados para o plantio, colheita ou preparação dos canteiros a equipe técnica da Secretaria de Agricultura, RURALTINS e FRISIA estarão presentes acompanhando e monitorando as ações dos participantes, buscando orientar e estimular o trabalho. Além disso, dispõe-se de uma lista de presença e documenta-se o desenvolvimento do Projeto com fotos.

Estiveram presente na reunião de entrega dos materias o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Geraldino Cavalcante, Prefeito, Geciran Saraiva, Secretário de Infraestrutura, Welk Miranda, os Vereadores do município, Eraldo Coelho, Moacir Mamão, Artemísia e os servidores da Ruraltins, Zé Carlos, Rosângela e Lourenço.

9