Página inicial > Últimas Notícias > Carreta do Hospital de Amor inicia os atendimentos as mulheres nessa segunda-feira
Saúde

• Publicado: Segunda, 06 de Junho de 2022, 18h52
  • Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 18h52

O prefeito Geciran Saraiva participou na manhã dessa segunda-feira (06/06), do início dos atendimentos da Carreta do Hospital de Amor. Participaram também o Secretário Municipal de Saúde, Anderson Fazolo a Coordenadora do Hospital de Amor de Dois Irmãos do Tocantins e a Enfermeira Josy.

Serão atendidas mais de 200 mulheres de hoje até dia nove de junho pela carreta.

Importância dos Exames Preventivo Realizados pela Ação

A mamografia é recomendada para todas as mulheres acima dos 40 anos e deve ser feita anualmente para prevenir o câncer de mama, que é o segundo tipo de carcinoma mais incidente entre as brasileiras, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Identificado em estágios iniciais, o câncer de mama tem percentual de cura elevado.

Já o Papanicolau é recomendado para todas as mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa e com idade entre 25 e 64 anos. Os dois primeiros exames devem ser realizados anualmente. Caso os resultados sejam negativos, os demais podem ser feitos a cada três anos, se os resultados estiverem normais. Se diagnosticado na fase inicial, a chance de cura é de 100%

A priorização desta faixa etária como a população-alvo justifica-se por ser a de maior ocorrência das lesões no colo do útero, passíveis de serem tratadas para não evoluírem para o câncer.

São considerados sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:

• Nódulo mamário em mulheres com mais de 30 anos, que persistem por mais de um ciclo menstrual.
  • Nódulo mamário de consistência endurecida e fixo ou que vem aumentando de tamanho, em mulheres adultas de qualquer idade.
  • Saída de secreção sanguinolenta unilateral.
  • Presença de nódulos nas axilar. Aumento progressivo do tamanho da mama, pele com aspecto de casca de laranja.
  • Mudança no formato do mamilo.