Página inicial > Últimas Notícias > DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL – 14 DE AGOSTO

DIA DO CONTROLE DA POLUIÇÃO INDUSTRIAL – 14 DE AGOSTO

• Publicado: Sábado, 14 de Agosto de 2021, 15h14
  • Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 15h16

A Prefeitura Municipal de Dois Irmãos em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente comemora no dia 14/08 o Dia do Controle da Poluição Industrial. Essa data foi comemorada pela primeira vez em 1975 e tem como intuito conscientizar a população sobre os efeitos negativos das atividades industriais.

Neste dia, o município se propõe a refletir sobre os efeitos nocivos da poluição atmosférica decorrente das indústrias e fábricas e, principalmente, sobre as ações que podem ser tomadas para diminuir essa emissão.

As indústrias, devido às suas inúmeras atividades, são o segmento de maior contribuição econômica, entretanto, são também os maiores lançadores de poluentes no ar, água e solo, causando problemáticas para a população e para o meio ambiente.

Essa poluição que acontece em um local pode se espalhar e acabar afetando outras localidades. Para entender melhor, é só pensar por um instante em um exemplo simples. Um poluente lançado por uma indústria em nosso município, afeta a qualidade do ar da própria cidade, das cidades vizinhas e até de outros países. Além disso, pode contaminar o solo que produz alimentos para exportação, águas de rios afetando os pescados e contribui com o aumento do efeito estufa.

Por isso, hoje, o centro dos debates em nosso município acerca dos impactos da indústria no meio ambiente tem por objetivo compreender suas causas e consequências. O objetivo é repensar os métodos de produção e criar dispositivos que minimizem e até erradiquem a poluição industrial.

Existem algumas alternativas que podem ser tomadas pelas empresas em Dois Irmãos que pode reduzir a geração de resíduos:

• Redução de Resíduos na Fonte
  • Reutilização dos insumos
  • Reciclagem: recuperação da matéria
  • Melhorias no processo
  • 5S – Programa de redução de resíduos
  • Gestão de resíduos

O município espera por meio dessa data conscientizar as indústrias e fabricas instaladas em nosso município para que sejam tomadas as medidas para minimizar os efeitos desses poluentes e garantir a saúde de nossa comunidade e do meio ambiente.