Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dois Irmãos do Tocantins celebra o Dia do Agricultor
Início do conteúdo da página
DIA DO AGRICULTOR

Dois Irmãos do Tocantins celebra o Dia do Agricultor

  • Publicado: Quarta, 28 de Julho de 2021, 09h30
  • Última atualização em Quinta, 29 de Julho de 2021, 12h35
imagem sem descrição.

Em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura, todos os anos, no dia 28 de julho, comemoramos o Dia do Agricultor. A data celebra a importância dos agricultores para o crescimento econômico do país e para a sociedade.

Nesta data a Prefeitura Municipal de Dois Irmãos do Tocantins juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil Municipal parabenizam esses produtores que sãos essenciais para o município, produzindo alimentos e matéria-prima de qualidade para a população.

A agricultura é uma das atividades que possuem maior relevância para a economia do país. Os agricultores são responsáveis por produzir alimentos que fazem parte do nosso dia a dia, como arroz, feijão, verduras, frutas, grãos, entre outros.

 Além da produção desses alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais à comunidade, como cadernos, roupas e entre outros.

Com o passar dos anos, percebeu-se que o desenvolvimento da agricultura estava causando impactos negativos ao meio ambiente e com isso, surgiram alternativas e técnicas que são utilizadas no campo, visando uma produção economicamente viável e que ao mesmo tempo preserve o meio ambiente.

Quando praticamos a sustentabilidade no campo não estamos apenas cuidando do meio ambiente, mas também da saúde da população, principalmente os que trabalham com a agricultura orgânica, que leva aos consumidores alimentos saudáveis e de qualidade, livres de agrotóxicos e aditivos químicos.

Essa atividade quando praticada de forma a utilizar as técnicas sustentáveis pode trazer os seguintes benefícios na propriedade rural: melhoria da gestão de água, da qualidade do solo e da vida no campo; aumento do valor agregado do produto e da diversidade nas lavouras e diversificação da biodiversidade local.

Para alcançar seus benefícios deve ser adotada as boas práticas sustentáveis, as quais tem como foco a conservação do solo, sendo elas: controle de pestes por vias naturais, uso de containers; Rotação de culturas, fontes de energia renováveis, sistema de plantio direto e compostagem.

Os agricultores são um símbolo de muito trabalho e dedicação, por esse motivo, devem ser admirados como fonte de inspiração, afinal, trabalham para que nosso município possa se alimentar, sendo produzidos de forma a não agredir o meio ambiente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página